Nota informativa da Secretaria de Educação

A Secretaria de Municipal de Educação de Arenópolis vem através desta informar que de acordo com a Resolução CEE/CP N°. 18 de 2020 as escolas estão autorizadas a funcionar no modelo REANP para o ano letivo de 2021, durante medidas de isolamento social, uma vez que a instituição escolar tem por obrigação a oferta do ensino aprendizado como está descrito na LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Seguindo as diretrizes da LDB/96 que as intuições de ensino devem permanecer abertas para a oferta do ensino aprendizado, a mesma dispõe no artigo 32 § 4º que o ensino a distância pode ser utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais na educação fundamental. Já o § 11 do art. 36 da Lei nº 9.394, de 1996, alcança o ensino médio. 

Infelizmente estamos vivendo uma situação difícil e delicada em meio a esse panorama assustador e conturbado, não apenas na questão de saúde, mas também do aprendizado das crianças e dos jovens. Temos a consciência que a aprendizagem dos nossos alunos ficará com um pequeno déficit, entretanto toda a equipe educacional está trabalhando para que os impactos negativos sejam os menores possíveis. 

Adotamos a estratégia de disponibilizar as atividades impressas para os alunos da cidade também, ao invés de só os alunos da zona rural de receber a atividade impressa, pois muitos pais não tem a disponibilidade de acompanhar seu filho (a) enquanto o mesmo está copiando a atividade que é postada online. Por isso providenciamos a cópia. Entretanto se o pai não quiser ir até a unidade devido o cenário que estamos vivendo, ele pode esta imprimido em casa se tiver como, ou seu filho pode copiar a atividade, pois a mesma se encontra online no grupo de WhatsApp. Ainda sobre as atividades, a entrega pode ser feita no dia da aula e caso não tenha conseguido terminado, pode ser entregue no dia seguinte. 

Com relação as avaliações, segue o mesmo modelo das atividades. Se não quiser buscar, pode copiar e enviar a foto para o professor. Como as avaliações são digitadas dentro das normas da ABNT seguindo espaçamentos entre linhas, tamanho da fonte, margem, corpo de texto justificado e tabulação de parágrafo é normal que a avaliação ultrapasse uma folha, principalmente se tiver texto para interpretação ou para explicação. Assim sendo, deve-se analisar as questões da avaliação e ver se a mesma trata de uma atividade avaliativa extensa em termos de questão, se a avalição cumpri os requisitos pedido que são: ser objetiva e discursiva, dando oportunidade para o aluno analisar situações e discorrer sobre o assunto. 

Como foi dito e voltamos a repetir, estamos trabalhando para diminuir os impactos negativos que essa pandemia pode provocar. Reconhecemos que não é fácil, principalmente porque os números de casos só estão aumentando. Porém pedimos a compreensão e colaboração de todos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 17/03/2021

Compartilhe!